DIA MUNDIAL DA DIABETES - 14 DE NOVEMBRO

O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul desde 2007. Diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcares no sangue (Glicose) e pela incapacidade do organismo de transformar em energia todo o açúcar provenientes dos alimentos. DIABETES TIPO 01É mais comum em crianças e jovens A produção de insulina do pâncreas é insuficiente, o que obriga a reposição por meio de doses diárias.DIABETES TIPO 02Corresponde a 90% dos casos de diabetes É mais comum em pessoas obesas com mais de 40 anos, porém, os maus hábitos alimentares, o estresse e o sedentarismo têm contribuído para o aparecimento deste tipo também em jovens. Nesse caso, há produção deficiente de insulina e sua ação é dificultada ( resistência do organismo à insulina ).DIABETES GESTACIONALTrata-se da presença de glicose elevada no sangue durante a gravidez Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto, entretanto, estas mães possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos   PRÉDIABETESO termo pré-diabetes é usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de Diabetes Tipo 2. Obesos, hipertensos e pessoas com alterações nos lipídios estão no grupo de alto risco. DIABETES E A MUDANÇA NO ESTILO DE VIDAVocê tem mais chances de desenvolver diabetes tipo 2Se alguém da sua família tiver a doença.25% dos casos de diabetes são causados pelo sedentarismoSe você tem obesidade, suas chances de desenvolver diabetestipo 2 aumentam em no mínimo 20 vezesSe você fuma, tem 50% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 do que as pessoas não fumantesA má alimentação aumenta o seu risco de desenvolver diabetes tipo 265% das pessoas com diabetes vivem em grandes cidades.Fatores de risco:Assim como Diabetes Tipo 2, o pré-diabetes pode chegar à sua vida sem que você perceba. Ter consciência dos riscos e buscar o diagnóstico é importante, especialmente se o pré-diabetes for parte do que nós chamamos de 'síndrome metabólica':• Pressão alta;• Alto nível de LDL ('mau' colesterol) e triglicérides; e/ou baixo nível de HDL ('bom' colesterol).• Sobrepeso, principalmente se a gordura se concentrar em torno da cintura.“Diabetes: uma doença invisível”
 

Novembro Azul

Mês mundial de combate ao câncer de próstataNovembro Azul:É o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, mundialmente conhecida como Movember, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).Sintomas:Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:• Dor óssea;• Dores ao urinar;• Vontade de urinar com frequência;• Diminuição do jato;• Presença de sangue na urina e/ou sêmen.• Fatores de risco:• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;• Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;Prevenção e Tratamento:Já é comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e a limitação do consumo de carne vermelha, gordura saturada e de carnes processadas, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como a realização de 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada.A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença para a sua saúde. • Visite regularmente os serviços de saúde. • Converse com seus amigos e amigas e faça a sua parte.• Cuide bem de você e seja um #HomemQueSeCuida.“O Câncer Não Pode Acabarcom a Vontade de Viver” 
 

30 de Outubro • Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo

Diferente do que muitos pensam o reumatismo não atinge somente idosos, pode também atingir pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Esse dia relembra a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado. Reumatismo é um termo que reúne várias doenças que comprometem os ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos, além de algumas doenças do sistema imunológico, entre elas artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, artrite reumatoide, lúpus, fibromialgia entre outras. Essas doenças podem comprometer diversos órgãos como os rins, o coração, os pulmões e o intestino, assim como a pele. SINTOMAS• dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas;• vermelhidão, calor e inchaço nas articulações;• dificuldade para movimentar as articulações ao acordar;• dores ao esticar os braços sobre a cabeça;• dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.TRATAMENTOTodo tratamento deve ser individualizado, mas medidas para prevenção e tratamento envolvem melhorias no estilo de vida, incluindo prática de atividades físicas e controle de peso.Uma alimentação saudável, com ação antioxidante e anti-inflamatória e o tratamento farmacológico (uso de medicamentos). ALIMENTAÇÃO ADEQUADAAlimentos vindos da horta, que são os vegetais, frutas, tubérculos e ervas. Também deve consumir os cereais integrais, lembrando que estes entram em substituição aos cereais refinados, aos alimentos industrializados em geral e também evitar alimentos ultra processados, enlatados, embutidos e com adição de corantes, conservantes e adoçantes.Hábitos simples, como ter uma vida ativa, banho de sol diário e hidratação na medida certa, alimentação equilibrada, variada e adequada podem fazer toda a diferença em qualquer momento da vida. São hábitos saudáveis que, quando colocados em prática, nos permite uma qualidade de vida.Hábitos saudáveis são escudos para a maioria das doenças!
 

Saúde Bucal • 25 de Outubro

Está data comemorativa instituída pela lei n°10.465/2002, tem como principal objetivo chamar a atenção sobre a importância da saúde bucal.Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Problemas mais comuns com a saúde da boca:• Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada. Ou ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer).• Lesões bucais e aftas: inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios, podem ser provocadas por herpes labial, candidíase (sapinho) e próteses (dentaduras) mal ajustadas.• Mau hálito: tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental), gengivite, tabaco, bebidas alcoólicas ou doenças como câncer, diabetes e problemas com o fígado e rins.• Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.• Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que coloniza a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro.• Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.Prevenção de doenças bucais:Manter uma alimentação saudável• Uso racional do açúcar evitando o consumo excessivo de doces;Eliminação da placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental;• A escova deve ter cabo reto, cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas e devem ser trocadas num prazo máximo de 90 dias;• Utilização adequada do flúor, com cremes dentais fluorados;• Evitar o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;• Ir ao Dentista pelo menos uma vez ao ano;• Se você tem mais de 40 anos de idade, é ou foi consumidor frequente de tabaco e bebidas alcoólicas, e encontrar alguma lesão procure um profissional de saúde para fazer um exame preventivo para o câncer de boca. O exame é visual, rápido e indolor. Quando o câncer é diagnosticado logo que surge, ele pode ser curado.Lembre se: Uma boa higiene bucalprevine doenças e problemas dentários.
 

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE . 11 DE OUTUBRO

A obesidade e o sobrepeso são atualmente a segunda maior causa evitável de morte e pode em breve ultrapassar o tabaco como a principal. No Brasil e no mundo, a obesidade é um dos problemas que mais afeta a população. Os hábitos alimentares dos brasileiros têm impactado diretamente no crescimento da obesidade, interferindo também na prevalência de outras doenças como diabetes e hipertensão. “O consumo de bebidas adoçadas e refrigerantes, assim como outras guloseimas ricas em açucares e gorduras, aumentou muito entre os brasileiros nos últimos anos. Isso pode ter contribuído para o crescimento da população obesa”.Combater e prevenir a Obesidade são ações urgentesdiante de um problema que vem adquirindo proporções maiores.PROBLEMAS RELACIONADOS À OBESIDADEColesterol altoDoenças cardiovascularesAsmaDiabetes tipo 2Diminuição da fertilidadePressão altaCONFIRA ABAIXO DICASPARA PREVENÇÃO DA OBESIDADE:• A melhor maneira de prevenir o excesso de peso ou a obesidade, é comer de forma saudável e fazer exercícios regularmente;• Adote uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais;• Evite comer frituras, massas, pães e doces em excesso; • Evite alimentos industrializados e Fast-food;• Troque o refrigerante por água;• Mexa-se! Pratique 30 minutos de exercício físico 4 a 5 vezes por semana. Mas, antes de iniciar qualquer atividade, é preciso passar por avaliação de um médico clínico ou cardiologista;• Deixar o sedentarismo de lado, dormir bem e manter hábitos alimentares saudáveis são essenciais para prevenção. Só depende de você.
 

10 de Outubro • Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de aletar sobre a importância deste tema. Estima-se que, um bilhão de pessoas sofram de doenças mentais e transtornos neurológicos no mundo todo.Saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades e recuperar-se do estresse rotineiro. É sentirmo-nos bem e na relação com os outros. É sermos capazes de lidar de forma positiva com as adversidades.PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL MAIS FREQUENTE:• Ansiedade• Mal-estar psicológico ou stress continuado• Depressão• Dependência de álcool e outras drogas• Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia.• Atraso mental• DemênciasAo longo da vida, todos nós podemos ser afetados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Algumas fases como a entrada na escola, adolescência, menopausa, envelhecimento ou acontecimentos e dificuldades tais como, a perda de familiar próximo, divórcio, desemprego entre outros fatores externos. A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade.TODOS NÓS PODEMOS AJUDAR• Não estigmatizando;• Apoiando;• Reabilitando;• IntegrandoPARA MANTER UMA BOA SAÚDE MENTAL• Não se isole• Reforce os laços familiares e de amizade• Diversifique os seus interesses• Mantenha-se intelectual e fisicamente ativoNão seja espectador passivo da vida!
 1 2 3 >