29 de maio - Dia Mundial da Saúde Digestiva

Ajustes no estilo de vida favorecem a saúde do estômago
Bons hábitos alimentares, associados a certos cuidados, podem proteger seu estômago ou, pelo menos, atenuar sintomas quando já existem doenças gástricas instaladas. Até porque nem sempre é possível evitar todos os fatores que as causam.

VEJA, PORTANTO, COMO AJUDAR
1. Fracione a alimentação, comendo a cada três horas, para que o ácido presente no estômago sempre tenha utilidade.
2. Evite comidas gordurosas, que exigem produção de muito suco gástrico e maior gasto de energia atrapalhando outras funções.
3. Capriche no café da manhã e jante com paciência. A ingestão alimentar deve acompanhar o rítmo do dia.
4. Mastigue bem os alimentos. A digestão começa na boca.
5. Não fume. O cigarro causa danos a todo o aparelho digestório.
6. Só vá para a cama 90 minutos depois de comer.
7. Tome cuidado com a automedicação. Há remédios que irritam a mucosa gástrica, como os antinflamatórios.
8. Reduza o estresse do dia a dia, que também estimula a produção de acidez.

O QUE PROVOCA QUEIXAS

1. Doenças do refluxo gastroesofágico
Retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, caracterizando azia.

2. Gastrite
Inflamação na mucosa gástrica que ocasiona dor

3. Úlcera
Lesão na mucosa do estômago que causa dor e pode perfurar a parede da região.

 

Lei de licitações deverá exigir seguro para obra pública

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) afirmou que o projeto de revisão da Lei de Contratos e Licitações que está sendo discutido no Senado vai determinar que licitações para obras públicas apresentem apólices de seguro para garantir a execução dos contratos. “Estamos trazendo o seguro de obra pública, mecanismo que existe em países desenvolvidos como os Estados Unidos, o mercado europeu e o Japão. Em vez de trabalhar com cauções, que são 1% do valor da obra, trazem problemas na execução da obra e levam o poder público a relicitar sempre a um preço mais caro, queremos criar condições. Temos falado com a indústria de seguros, que está nos ajudando na elaboração de uma proposta que seja factível e efetiva”, disse Coelho. A proposta também deve manter o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para obras acima de R$ 500 milhões. O RDC é um mecanismo que dispensa projetos executivos e plano de execução de obras. “Na realidade, estamos, de novo, querendo prestigiar a elaboração de projetos básicos e de projetos executivos e o RDC dá um drible nisso”, declarou. FonteAgência Senado
 

DIA MUNDIAL DA DIABETES - 14 DE NOVEMBRO

O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul desde 2007. Diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcares no sangue (Glicose) e pela incapacidade do organismo de transformar em energia todo o açúcar provenientes dos alimentos. DIABETES TIPO 01É mais comum em crianças e jovens A produção de insulina do pâncreas é insuficiente, o que obriga a reposição por meio de doses diárias.DIABETES TIPO 02Corresponde a 90% dos casos de diabetes É mais comum em pessoas obesas com mais de 40 anos, porém, os maus hábitos alimentares, o estresse e o sedentarismo têm contribuído para o aparecimento deste tipo também em jovens. Nesse caso, há produção deficiente de insulina e sua ação é dificultada ( resistência do organismo à insulina ).DIABETES GESTACIONALTrata-se da presença de glicose elevada no sangue durante a gravidez Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto, entretanto, estas mães possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos   PRÉDIABETESO termo pré-diabetes é usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de Diabetes Tipo 2. Obesos, hipertensos e pessoas com alterações nos lipídios estão no grupo de alto risco. DIABETES E A MUDANÇA NO ESTILO DE VIDAVocê tem mais chances de desenvolver diabetes tipo 2Se alguém da sua família tiver a doença.25% dos casos de diabetes são causados pelo sedentarismoSe você tem obesidade, suas chances de desenvolver diabetestipo 2 aumentam em no mínimo 20 vezesSe você fuma, tem 50% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 do que as pessoas não fumantesA má alimentação aumenta o seu risco de desenvolver diabetes tipo 265% das pessoas com diabetes vivem em grandes cidades.Fatores de risco:Assim como Diabetes Tipo 2, o pré-diabetes pode chegar à sua vida sem que você perceba. Ter consciência dos riscos e buscar o diagnóstico é importante, especialmente se o pré-diabetes for parte do que nós chamamos de 'síndrome metabólica':• Pressão alta;• Alto nível de LDL ('mau' colesterol) e triglicérides; e/ou baixo nível de HDL ('bom' colesterol).• Sobrepeso, principalmente se a gordura se concentrar em torno da cintura.“Diabetes: uma doença invisível”
 

Governo autoriza reajuste de até 13,55% em planos de saúde individuais

Os 8,2 milhões de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalar individuais e familiares poderão ter suas mensalidades reajustados em até 13,55%. O índice fixado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira e pode ser aplicado entre maio de 2017 e abril de 2018, sendo válido para os planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98, que representam 17,2% do total de 47,5 milhões de usuários pela saúde suplementar no Brasil. O reajuste é mais do que o triplo da inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). No acumulado em 12 meses, o IPCA atingiu em abril o menor nível em dez anos, 4,08%.